Blog do Valmir - Laguna


Confraternização do CEAL

Funcionários, familiares, professores, diretores e assessores do Centro Educacional Almirante Lamego – Ceal, reuniram-se na noite desta segunda-feira, no restaurante e pizzaria Chedão para um jantar de confraternização de fim de ano.

Na organização do evento, o dinâmico professor Danilo Prudêncio da Costa, sempre aglutinando o pessoal.

 

  

 

  

 

  

 

 

  

   

    

 

  

 

  

 

  

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 



Escrito por valmir guedes júnior às 07h31
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Muita gente está cansada. Eu, inclusive

Um conhecido me diz na rua que está decepcionado com tudo, com os políticos, com o Brasil, com Laguna.

Que está cansado de reclamar, de criticar, de pedir providências para os problemas de nossa cidade e nunca é atendido.

No passado - ele continua falando - até ligava para alguns programas de rádio da cidade, os que deixam o ouvinte falar, como o do radialista Barreiros, mas agora nem isso ele mais faz. (Clareando a frase que deixou dúvidas no radialista Barreiros, o leitor/ouvinte disse que não liga mais porque ele leitor/ouvinte cansou de reclamar e da passividade da população). E explica:

 

- Os administradores não tomam providências quando a gente pede e os vereadores não estão nem aí, aprovam tudo e querem ser todos amiguinhos e só pensam na eleição do ano que vem, fazendo conchavos e dobradinhas aqui e em Pescaria Brava, desabafa.

 

Pois é.

 

Veja leitor, eles pensam nunca estar errados. A tática usual primeiramente é ignorar as reclamações, as críticas, matar quem o faz no cansaço; depois, em segundo lugar, é negar o acontecido, não assumir, mesmo com fotos, com filmagens, com números, com depoimentos; depois vem a etapa seguinte que é a de tentar desqualificar o interlocutor.

E aí tome ser chamado de mentiroso, de reacionário, de burguês, de direita. Os xingamentos são os mesmos, há décadas. Não mudam.

E aí você vai ver de onde partem e logo percebe que são pronunciados por áulicos, por bajuladores dos poderosos de plantão, de gente que está mamando e não pode perder a teta da viúva, as úberes úmidas e fartas que alimentam às vezes um, dois, três, quatro membros da mesma família.

 

Um deles, numa rede social chegou a acusar um interlocutor lagunense que ainda se pronuncia sobre os problemas da cidade, de ser de “direita”. E fala isso na maior cara de pau, sem incoerência alguma, logo eles que nacionalmente estão coligados com os partidos ditos da direita comandados por medalhões como Maluf, Sarney, Collor, entre outros que tanto combateram no passado e que hoje beijam e abraçam.

Esquecem que aqui na Laguna estão coligados com o PP, o partido que no passado foi o PPB, PPR, PDS e antes se chamava Arena, que eles tanto combateram na ditadura.

Então hoje por causa da chamada governabilidade pode-se fazer qualquer pacto? O importante é chegar ao poder? Pode-se chamar alguém de direita, de esquerda hoje neste país?

 

Digo: Eles são contra o estado burguês explorador, mas logo que chegam ao poder tratam de viver como burgueses, adquirindo luxuosos automóveis e imóveis, bebendo caríssimos vinhos e uisques e fazendo turismo por conta do contribuinte. São contra, mas exploram o estado burguês, entenderam?

E ficam destilando chavões marxistas vencidos em suas conversas de bares e nas redes sociais. Mas não enganam mais.

Outros se dizem democratas, mas não admitem o contraditório. Eles querem ser a verdade e a vida conduzindo o rebanho perdido que não sabe o que quer.

O rebanho somos todos nós – para eles – inocentes úteis.



Escrito por valmir guedes júnior às 18h08
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Árvores do Jardim Calheiros da Graça estão secando

Várias pessoas que ainda se preocupam com a nossa cidade vêm constatando, há algum tempo, que muitas árvores do Jardim Calheiros da Graça, na nossa principal Praça, a Vidal Ramos, defronte à Matriz, estão secando.

Folhas amareladas, ramos e troncos secos, rachados, já fazem parte do cenário e o fenômeno parece atingir inclusive as oito palmeiras imperiais.

O que está causando o problema?

 

Para alguns entendidos no assunto, o fato deve-se à grande quantidade de parasitas nas árvores, que precisam ser removidas.

As parasitas retiram os nutrientes das árvores. Muitas delas no Jardim estão infestadas de cipó-chumbo. (Veja as fotos abaixo).

Outros afirmam que o problema estaria na pouca drenagem do terreno após as obras que foram realizadas no local. Solo teria ficado impermeabilizado.

Há ainda quem defenda que tudo resulta da não realização de podas periódicas.

Pragas, fungos, drenagem, nutrientes do solo, falta de poda, algum fator pode estar causando o problema que vem interferindo na função fotossintética das plantas.

A Árvore de Anita há muito tempo vem definhando e poucos ramos ainda restam.

 

O que se pede é a interferência da Flama – Fundação Lagunense do Meio Ambiente para analisar a situação. E o Ibama o que pode nos dizer? E o Iphan, afinal o local é patrimônio histórico-paisagístico?

Pergunto: Há algum estudo técnico feito por botânicos? Um inventário das árvores da cidade? Quais as normas de proteção do patrimônio paisagístico do município?

 

Em tempo: Nem toda planta que vive em cima de uma árvore é destruidora. Sabe-se que a planta conhecida popularmente como barba de velho ou barba de bode é um tipo de bromélia que não tem nada de parasita, ela somente se apóia sobre as árvores, assim como as orquídeas.

As mais conhecidas parasitas são a erva-de-passarinho e o cipó-chumbo.

 

Cipó (uma parasita).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Escrito por valmir guedes júnior às 09h13
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Histórico
Outros sites
  Blog do valmir 1ª fase
  Blog da Jacque
  Governo de SC
  Prefeitura da Laguna
  Camara de Vereadores da Laguna
  UFSC
  UDESC
  Site do Ribeirão Pequeno
  Caros Ouvintes
  Jornal A Crítica
  Jornais/Revistas no Mundo
  Site do GÊ
  Site dos Enfermeiros da Alegria
  Blog do Gero
  Blog do Quarteto Opus 4
  Site Memória Viva
  Blog do Peterson
  Blog da Eliana
  Escola Jerônimo Coelho
  Blog do Agilmar
  Site do André Luis
  Blog do Fernando Faria - Coisarada
  Rádio Difusora da Laguna
  Rádio Garibaldi da Laguna
  Rádio FM Vitória Laguna
  Site Artesanato Nossa Terra
  Rádio FM Transamérica Laguna
  Site Coracional
  Tainha na rede - o Blog da tainha
  Jornal O Correio
  Blog da Cláudia
  Blog da Grasi
  Blog da Sandra
  Hospital da Laguna
  Minha Laguna
  República dos autores
  Blog do Lougans
  Blog Diario do litoral sul - Marcelo Becker
  Blog do Orlando Machado
  Farol Imagem
  Blog do Lameira
  Cineclube Laguna
  Blog do Renato Souza
  Blog do Vanio Santos
  Blog do Barreiros
  Blog do Ceja - Laguna
  Revista Saber
  Blog do Júlio Vicente - Cetáceos
  Banda Senta a Pua
  Blog do Dison
Votação
  Dê uma nota para meu blog